quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Combustíveis: composição.

Os combustíveis presentes em nosso planeta são produzidos de diversas maneiras. O etanol, por exemplo, é produzido em usinas a partir de matérias-primas como a cana-de-açúcar, o milho ou a beterraba. No caso da cana-de-açúcar, há quatro etapas importantes: primeiramente se origina o caldo que serve de produto para a produção de etanol através da trituração nas moendas das usinas. Em seguida, o bagaço que sobra da moagem é queimado e fornece a eletricidade consumida pela usina. Após ser filtrado, o caldo é fermentado com uma diluição constituída de leite de levedura, ácido sulfúrico e água. Da fermentação ele é centrifugado e bombeado para fileiras de destilação, onde é aquecido até 90ºC e transformado em álcool etílico (etanol).
De acordo com a Revista Caminhoneiro (2013, p.53):

O GNL é obtido por meio da liquefação do gás natural a uma temperatura de -162º. O gás em estado liquefeito permite armazenar mais combustível no tanque em comparação ao Gás Natural Veicular (GNV), utilizado nos táxis, e é uma alternativa importante aos combustíveis mais poluentes.
Biogás é um combustível gasoso composto em grande parte de hidrocarbonetos de metano. O biogás pode ser extraído em sistemas de tratamento de esgoto, aterros sanitários, e outros locais nos quais existam materiais biodegradáveis. 

Segundo o autor Eduardo Da Silva em seu livro Álcool e Gasolina: Combustíveis do Brasil (1995, p.40): ‘’A gasolina é extraída do petróleo, que foi formado a partir de restos de vegetais e pequenos animais. ’’. Podemos complementar essa frase dizendo que a gasolina é um combustível adquirido da refinação do petróleo e composto, principalmente, por uma combinação de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que abrangem átomos de carbono e hidrogênio). Os procedimentos de refinação utilizados na produção da gasolina compreendem vários processos. De uma maneira geral, o processo inicia com uma simples separação física, denominada destilação. Da destilação aproveita-se a nafta para a formação da gasolina. 
A respeito aos combustíveis utilizados para suprir os motores automotivos, há três tipos de gasolina no mercado (entre outros combustíveis); a comum, a aditivada e a premium. As principais dúvidas do consumidor sobre os primeiros dois modelos de gasolina consistem nas suas diferenças químicas e qual o benefício que a gasolina aditivada oferta. A gasolina comum é um destilado do petróleo que, pela legislação vigente, deve ser acrescida de 25% de etanol anidro e possuir teor de enxofre correspondente a 50* ppm. Segundo a Petrobrás, a gasolina comum é a de composição mais simples, não recebendo nenhum tipo de aditivo e corante, possuindo assim, a coloração natural das gasolinas, variando de incolor a amarelada.
De acordo com a Revista Motorshow (2010, p. 41-42):


A gasolina aditivada é uma gasolina comum que tem sua composição acrescida de compostos detergentes que evitam a formação de borras e crostas no interior do sistema de alimentação, mantendo o sistema mais limpo. [...] Cada marca usa um corante distinto para sua gasolina aditivada, por isso sua cor varia bastante.

   Conclui-se que a principal característica que diferencia a gasolina aditivada da comum é a presença de compostos detergentes na primeira, que fornece a limpeza de todo o sistema de alimentação do veículo, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. Como a gasolina comum não possui esses detergentes, ao longo do tempo, pode haver acumulo de detritos no sistema de combustão e no motor, por isso o uso de gasolina aditivada é importante para realizar essa limpeza e reduzir o desgaste das peças do sistema de alimentação do veículo.                                                                                                            Uma grande diferença entre os combustíveis são suas aplicações e origem. Enquanto o diesel e a gasolina tem origem fóssil, fracionados do petróleo sendo destilados a diferentes temperaturas, o etanol tem origem vegetal, vindo do resultado do processo de destilação da cana-de-açúcar, e o gás natural de matérias orgânicas aprisionadas no subsolo. O etanol, a gasolina e o gás natural servem para abastecer veículos leves como carros e motos enquanto o diesel é um combustível que abastece caminhões, ônibus e até grandes embarcações.
A maioria dos materiais encontrados na natureza podem ser usados como combustíveis. Podemos citar como exemplos os biocombustíveis, as biomassas, o biodiesel, o hidrogênio, a gasolina, o GNV, o GLP e o etanol.

Referências Bibliográficas:
DA SILVA, Eduardo; DA SILVA, Ruth. Álcool e Gasolina: Combustíveis do Brasil. 2.ed. São Paulo: Editora Scipione, p.40, 1995.
REIS, Francisco. Gás natural liquefeito: parte do problema e da solução. Revista Caminhoneiro: Informação e cultura para quem vive na estrada, n.305, p.54, 1º de julho de 2013.
Como é feita a gasolina. Disponível em: <http://www.brasilblogado.com/como-e-feito-a-gasolina/> Acesso em 14 de out. 2014.

BIANCHIN, Victor; SILVEIRA, Gabriel. Como é produzido o etanol? Edição 79. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-produzido-o-etanol> Acesso em 14 de out. 2014.

Como são obtidas as gasolinas? Publicado em 6 de abril de 2011. Disponível em: <http://agasolina.blogspot.com.br/2011/04/como-sao-obtidas-as-gasolinas.html> Acesso em 14 de out. 2014.
MENDONÇA, Douglas. Cuidado com o combustível. Revista Motorshow, v. 326, n.5, p. 41-42, mai./2010
ALVES, Líria. Óleo Diesel. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/oleo-diesel.htm> Acesso em 14 de out. 2014.
Gasolina PETROBRAS: A gasolina ideal para todo tipo de veículo. Disponível em: <http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/gasolina> Acesso em 15 de out. 2014.
Gasolina aditivada ou gasolina comum? Disponível em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/gasolina-aditivada-e-gasolina-comum.htm> Acesso em 15 de out. 2014.



Nomes: Eduarda Paezano  Nº10
             Marina Aragão  Nº31
              Matheus Freitas  Nº33
              Vitor Kafruni  Nº41

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