Os combustíveis
presentes em nosso planeta são produzidos de diversas maneiras. O etanol, por
exemplo, é produzido em usinas a partir de matérias-primas como a cana-de-açúcar,
o milho ou a beterraba. No caso da cana-de-açúcar, há quatro etapas importantes:
primeiramente se origina o caldo que serve de produto para a produção de etanol
através da trituração nas moendas das usinas. Em seguida, o bagaço que sobra da moagem é queimado e fornece a eletricidade
consumida pela usina. Após
ser filtrado, o caldo é fermentado com uma diluição constituída de leite de levedura,
ácido sulfúrico e água. Da fermentação ele é centrifugado e bombeado para
fileiras de destilação, onde é aquecido até 90ºC e transformado em álcool
etílico (etanol).
De
acordo com a Revista Caminhoneiro (2013, p.53):
O GNL
é obtido por meio da liquefação do gás natural a uma temperatura de -162º. O
gás em estado liquefeito permite armazenar mais combustível no tanque em
comparação ao Gás Natural Veicular (GNV), utilizado nos táxis, e é uma alternativa
importante aos combustíveis mais poluentes.
Biogás
é um combustível gasoso composto em grande parte de hidrocarbonetos de metano.
O biogás pode ser extraído em sistemas de tratamento de esgoto, aterros
sanitários, e outros locais nos quais existam materiais biodegradáveis.
Segundo o autor Eduardo
Da Silva em seu livro Álcool e Gasolina: Combustíveis do Brasil (1995, p.40): ‘’A
gasolina é extraída do petróleo, que foi formado a partir de restos de vegetais
e pequenos animais. ’’. Podemos complementar essa frase dizendo que a gasolina é um combustível adquirido da refinação do petróleo e composto,
principalmente, por uma combinação de hidrocarbonetos (compostos orgânicos que
abrangem átomos de carbono e hidrogênio). Os procedimentos de refinação
utilizados na produção da gasolina compreendem vários processos. De uma maneira
geral, o processo inicia com uma simples separação física, denominada
destilação. Da destilação aproveita-se a nafta para a formação da gasolina.
A respeito aos
combustíveis utilizados para suprir os motores automotivos, há três tipos de gasolina no mercado (entre outros
combustíveis); a comum, a aditivada e a premium. As principais dúvidas
do consumidor sobre os primeiros dois modelos de gasolina consistem nas suas
diferenças químicas e qual o benefício que a gasolina aditivada oferta. A
gasolina comum é um destilado do petróleo que, pela legislação vigente, deve
ser acrescida de 25% de etanol anidro e possuir teor de enxofre correspondente
a 50* ppm. Segundo a Petrobrás, a gasolina comum é a de composição mais
simples, não recebendo nenhum tipo de aditivo e corante, possuindo assim, a
coloração natural das gasolinas, variando de incolor a amarelada.
De acordo com a
Revista Motorshow (2010, p. 41-42):
A gasolina aditivada
é uma gasolina comum que tem sua composição acrescida de compostos detergentes
que evitam a formação de borras e crostas no interior do sistema de
alimentação, mantendo o sistema mais limpo. [...] Cada marca usa um corante
distinto para sua gasolina aditivada, por isso sua cor varia bastante.
Conclui-se que a
principal característica que diferencia a gasolina aditivada da comum é a
presença de compostos detergentes na primeira, que fornece a limpeza de todo o
sistema de alimentação do veículo, incluindo bicos injetores e válvulas de
admissão. Como a gasolina comum não possui esses detergentes, ao longo do
tempo, pode haver acumulo de detritos no sistema de combustão e no motor, por
isso o uso de gasolina aditivada é importante para realizar essa limpeza e
reduzir o desgaste das peças do sistema de alimentação do veículo. Uma
grande diferença entre os combustíveis são suas aplicações e origem. Enquanto o
diesel e a gasolina tem origem fóssil, fracionados do petróleo sendo destilados
a diferentes temperaturas, o etanol tem origem vegetal, vindo do resultado do
processo de destilação da cana-de-açúcar, e o gás natural de matérias orgânicas
aprisionadas no subsolo. O etanol, a gasolina e o gás natural servem para
abastecer veículos leves como carros e motos enquanto o diesel é um combustível
que abastece caminhões, ônibus e até grandes embarcações.
A maioria dos
materiais encontrados na natureza podem ser usados como combustíveis. Podemos
citar como exemplos os biocombustíveis, as biomassas, o biodiesel, o hidrogênio,
a gasolina, o GNV, o GLP e o etanol.
Referências
Bibliográficas:
DA
SILVA, Eduardo; DA SILVA, Ruth. Álcool e
Gasolina: Combustíveis do Brasil. 2.ed. São Paulo: Editora Scipione, p.40, 1995.
REIS,
Francisco. Gás natural liquefeito: parte do problema e da solução. Revista Caminhoneiro: Informação e cultura para quem vive na estrada, n.305,
p.54, 1º de julho de 2013.
Como é feita a gasolina.
Disponível em: <http://www.brasilblogado.com/como-e-feito-a-gasolina/>
Acesso em 14 de out. 2014.
BIANCHIN, Victor; SILVEIRA, Gabriel. Como é produzido o
etanol? Edição 79. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-produzido-o-etanol>
Acesso em 14 de out. 2014.
Como
são obtidas as gasolinas? Publicado em 6 de abril de 2011.
Disponível em: <http://agasolina.blogspot.com.br/2011/04/como-sao-obtidas-as-gasolinas.html>
Acesso em 14 de out. 2014.
MENDONÇA, Douglas. Cuidado
com o combustível. Revista Motorshow, v. 326, n.5, p. 41-42, mai./2010
ALVES, Líria. Óleo
Diesel. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/quimica/oleo-diesel.htm>
Acesso em 14 de out. 2014.
Gasolina PETROBRAS: A gasolina ideal
para todo tipo de veículo. Disponível em: <http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/automotivos/gasolina>
Acesso em 15 de out. 2014.
Gasolina aditivada ou gasolina comum? Disponível
em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/gasolina-aditivada-e-gasolina-comum.htm>
Acesso em 15 de out. 2014.
Nomes: Eduarda Paezano Nº10
Marina Aragão Nº31
Matheus Freitas Nº33
Marina Aragão Nº31
Matheus Freitas Nº33
Vitor Kafruni Nº41
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