quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Tipos de Combustíveis

   Os combustíveis são materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas. Possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade. São usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc. Alguns combustíveis são utilizados também para gerar energia elétrica. Os combustíveis fósseis são muito utilizados na atualidade. São derivados de minerais ou substâncias retiradas do solo, resultado da decomposição de matérias-orgânicas. Esses combustíveis podem ser caracterizados como não renováveis, pois leva milhares de anos para sua formação. Podemos citar como exemplos: gasolina, querosene, diesel, gás natural e carvão mineral. Exceto o gás natural, os outros combustíveis fósseis costumam gerar grandes quantidades de poluentes que prejudicam a qualidade do ar e agravam o efeito estufa. Existe também os não fósseis, que são produzidos a partir de fontes naturais, como plantas, por exemplo. São renováveis e, em sua maioria, ecológicos. A produção e uso de combustíveis não fósseis é visto atualmente com bons olhos por autoridades, governos e pela população em geral, visto que os combustíveis fósseis não seriam capazes de atender à crescente demanda. Podemos citar: Biocombustível, Etanol, Óleo Vegetal, etc. “Principais combustíveis: gasolina, diesel, etanol, biodiesel, gás”. 
   Quando se trata em combustível para aviões há duas opções de escolha, o A AV-Gas e o JET A-1, sendo este o mais comum entre os dois, principalmente pelo fato do AV-Gas ser utilizado apenas em aviões de menor porte, os quais não possuem muito espaço para combustível. O JET A-1, querosene para aviões é utilizado em grandes volumes, tem como principal característica ter resistência química e física as variações de temperatura e pressão. O querosene, combustível de avião e a gasolina, principal combustível de carros, possuem diversas diferenças, sendo o preço uma grande diferença. O querosene custa em torno de dois reais a mais do que a gasolina por litro, além disso, pelo tamanho da sua molécula, se colocado em um motor menos potente pode causar mais emissão de poluentes. Há também diferenças do combustível de avião em relação a outros combustíveis que podem ser usados em carros, como o etanol, sendo as principais diferenças a composição e a origem.
   Apesar da busca constante por combustíveis alternativos, a gasolina é ainda a mais usada como combustível em veículos de passeio no mundo. Desde a popularização do uso petróleo, durante a segunda revolução industrial, ela passou a ser fonte de energia para motores a combustão, havendo uma mudança drástica nos meios de locomoção. No entanto, com este grande avanço, também surgiram consequências, como o aumento da emissão de gases de efeito estufa, acelerando o aquecimento global. Apesar das desvantagens, este combustível fóssil ainda é usado por muitos países, principalmente em função de aspectos econômicos. As principais vantagens que fazem da gasolina o combustível mais vendido estão relacionadas ao petróleo, sendo elas: alta densidade energética, facilidade para extração, baixo custo de mão de obra para extração, fácil transporte e possibilidade de produção de vários derivados. Outro fator que pode ser citado é sua extração em grande proporção, diferentemente de combustíveis como o etanol.

"Advantages And Disadvantages Of Petroleum" - Occupytheory.orghttp://occupytheory.org/advantages-and-disadvantages-of-petroleum/ (acessado em 10 de outubro de 2014).

http://www.educacao.cc/ambiental/principais-combustiveis-gasolina-diesel-
etanol-biodiesel-gas-etc/ (acessado em 13 de outubro de 2014).

http://www.diariodearaxa.com.br/Materia/Colunista/Raphael-Benencase/2012/11/Qual-o-combustivel-utilizado-nas-aeronaves-Como-e-calculado-o-consumo/699.aspx (acessado em 12 de outubro de 2014).

Nomes: Marcelo Petrulis N°29 , Guilherme Brandt N°13 , Rafael Vargas N°36



Nenhum comentário:

Postar um comentário