quinta-feira, 16 de outubro de 2014

combustíveis fósseis

  Os combustíveis fósseis são substâncias formadas por meio de processos naturais. São resultado de um processo de decomposição em milhares de anos de matérias orgânicas. O petróleo, atualmente a principal fonte de energia do mundo, pode ser encontrado nas chamadas bacias sedimentares, terrenos formados por camadas de minério e material orgânico acumulado ao longo de milênios em áreas litorâneas ou continentais. Após sua extração, se for mantido em condições apropriadas, o petróleo pode ser conservado por tempo indefinido.
  São controversas as teorias a respeito da formação de petróleo. Entre as principais teorias figuram a da origem inorgânica e orgânica. A primeira afirma que o petróleo é formado por hidrocarbonetos, que, sob pressão, sofrem polimerização e condensação, dando origem ao petróleo. A teoria orgânica, mais aceita pelos pesquisadores modernos, pressupõe que os sedimentos marinhos originados de matéria orgânica morta, continuamente soterrados por camadas de lama e areia nos fundos dos mares, por meio da ação da temperatura, pressão e do movimento tectônico, se transformariam em rochas consolidadas, nas quais o petróleo e o gás seriam gerados e acumulados.
Já a formação do carvão mineral é formado pelo processo de encarbonização. Esse processo deve-se às substâncias orgânicas mortas, principalmente vegetais, que, soterradas em terreno pantanoso, não são decompostas por fungos e bactérias e sofrem a ação da pressão e da temperatura elevada. Essa massa vegetal acumulada ao longo dos anos transforma-se em turfa, cujo teor de carbono é bem mais elevado que o da celulose. Ao longo de dezenas e milhares de anos, essa turfa multiplica seu teor de carbono, se tornando o linhito, na etapa seguinte surge a hulha , a primeira variedade de carvão, como carvão betuminoso e semi-betuminoso, e por último o antracito, fase final do carbono, cujo teor de carbono chega a 90%, por isso é o que apresenta o maior poder calorífico. O tempo decorrido de todas as etapas é de aproximadamente 300 milhões de anos.
  O petróleo presente no mundo é extraído seguindo 3 passos, o primeiro é o de pesquisa, que averigua locais com grande probabilidade de que haja petróleo, o segundo passo é a perfuração, para se definir se possui petróleo no local perfurado e se é economicamente viável extraí-lo de lá, por fim, o terceiro e último passo é a extração, que pode ocorrer de diversas maneiras durante a vida útil do poço. O petróleo em geral espirra para fora do poço em decorrência da presença de gás que está sob pressão, logo após a diminuição da pressão são instalados "cavalos" (os mesmos usados em terra firme) ou bombas para sugar o petróleo para a superfície. A extração do gás natural é relativamente simples, sendo feita montando uma tubulação nos poços que geralmente se localizam no mar, e sendo armazenado em navios até a sua distribuição e consumo na terra. O carvão mineral ao contrário do gás natural e do petróleo se localiza majoritariamente em terra, sendo sua extração feita por grandes máquinas de mineração, porém, antigamente, usava-se as próprias mãos para extrair essa importante fonte de energia que contribui de forma exorbitante para a história e progresso da humanidade.
 


DADOS:     Maravilhas Modernas - Os Segredos do Petróleo      https://www.youtube.com/watch?v=AtueSdOznKI
                          http://m.brasilescola.com/quimica/exploracao-extracao-petroleo.htm
                          http://csji.com.br/virtual/medio/page10/files/ga0301s-natural.pdf
                          Macropédia  Barsa – vol.11 - Petróleo
                        
                          Macropédia Barsa – vol.3 - Carvão‏

Alunos: Gabriel Comerlato nº 11, Lucas Siqueira nº 27, Pedro Raab nº 35


Nenhum comentário:

Postar um comentário